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AMÉLIA ABUJAMRA MARON - Quarta-feira, 23 de Março de 2022

VOLTA AS AULAS DOS ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL


VOLTA AS AULAS DOS ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL

Com a pandemia do Coronavírus, diversas atividades precisaram ser suspensas por um bom período devido à necessidade do distanciamento social para o controle da transmissão do vírus. Com escolas e universidades não foi diferente, pois essas tiveram que interromper as suas aulas presenciais.

Instituições de ensino precisaram suspender as atividades em sala de aula e se adaptarem a uma nova rotina, a dos estudos a distância. 

Com toda certeza, esse foi um momento de muitos desafios. Isso se deve pela adaptação dos alunos e professores com o novo método que precisou ser implementado, assim como pelas dificuldades de muitos estudantes em conseguir acompanhar as aulas, principalmente pela falta de condições e estrutura.

Agora, diversas instituições de todo o Brasil estão se preparando para o retorno das aulas presenciais (algumas já até iniciaram essa retomada). No entanto, a pergunta que fica é: como está sendo a preparação de escolas e universidades para receber os alunos e ainda manter os cuidados necessários?

É sobre isso que vamos conversar com você hoje! Continue a leitura aqui e saiba mais sobre o assunto!

Educação pós-pandemia: como as instituições estão se preparando?

Muitas instituições de ensino estão optando por turmas reduzidas, aulas mistas (presencial e virtual); carteiras mais afastadas, desinfecção de ambientes e todo o cuidado com a ventilação. Ou seja, cada ambiente das instituições passou a ser repensado para atender às normas e garantir a segurança e saúde de todos.

Outro ponto de atenção das escolas e universidades nesse momento de retomada é com a metodologia de ensino. Agora, as instituições devem tomar conhecimento de todas as formas de aprendizagem (canais e plataformas), para que seja possível seguir com a produção de conhecimento.

O Ministério da Educação (MEC) desenvolveu um Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica, que tem o objetivo de tornar essa retomada de atividades mais segura.

No guia, o MEC traz os 4 níveis de transmissão do Coronavírus e o cada nível representa para as escolas, baseado nas ações de instituições de saúde e do Ministério da Saúde, e trazendo as normas sugeridas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em situações de abertura da escola, de acordo com o MEC, os primeiros passos envolvem:

  • atualizar a lista de todos os profissionais ligados à instituição;
  • identificar como está a elaboração do Plano de Retorno das Atividades Escolares Presenciais;
  • definir como será o retorno (gradual ou não; modelo híbrido ou aulas online para algumas etapas);
  • avaliar todo o ambiente de trabalho e suas condições;
  • avaliar a ventilação dos espaços;
  • identificar as condições de trabalho dos profissionais;
  • identificar as condições de higiene;
  • definir uma higienização frequente;
  • definir como será o processo de alimentação dos alunos;
  • determinar mecanismos para o monitoramento das medidas;
  • analisar as condições de treinamento e capacitação;
  • verificar se há equipe preparada para ações de sensibilização.

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